CiberSegurança, uma nova política ou o mesmo de sempre?

por | jan 3, 2024 | CIBERSEGURANÇA, PROTEÇÃO DE DADOS | 0 Comentários

O Brasil aprovou recentemente a sua Política Nacional de Cibersegurança (PNCiber), que visa estabelecer diretrizes e ações para proteger os interesses nacionais no ciberespaço. A PNCiber é um marco importante para o país, que enfrenta crescentes ameaças e desafios na área da segurança digital.

Mas o que significa essa política na prática? E quais são os seus principais objetivos e desafios?

O decreto que estabeleceu a nova Política Nacional de Cibersegurança (PNCiber) do Brasil, foi publicado na última semana de 2023, trouxe avanços importantes para o setor. Uma das principais mudanças foi a substituição do CGSI (Comitê Gestor da Segurança da Informação) pelo CNCiber (Comitê Nacional de Cibersegurança). Diante de um cenário de crescentes ameaças cibernéticas (incluindo sua exportação para outros países), como ransomware, vazamentos de dados e ataques originados no país, a medida visa fortalecer a coordenação e a integração das ações de cibersegurança no âmbito nacional. Segundo essas informações, acreditamos que isso implica que profissionais e empresas (de todos os seguimentos) deverão elevar seus padrões de privacidade e segurança para se adequarem à nova política.

Você pode conferir o Decreto 11856 clicando aqui.

Para conferir a apresentação do projeto clique nesse link:  PNCiber – Apresentação do Projeto

O objetivo deste documento é apresentar as principais diretrizes e medidas propostas pelo projeto de lei que cria a Política Nacional de Cibersegurança (PNCiber) e o Sistema Nacional de Cibersegurança (SNCiber). Essas iniciativas visam fortalecer a proteção dos dados e da infraestrutura de tecnologia do país, bem como promover a cooperação entre os diferentes atores envolvidos na defesa cibernética nacional.

A cibersegurança é uma área que envolve a proteção de sistemas, redes e programas contra ataques hackers. Esses ataques geralmente tem como objetivo roubar, modificar ou destruir informações confidenciais ou públicas (Fake News???), extorquir dinheiro de cidadãos ou comprometer estruturas de empresas e negócios.

Para implementar medidas eficazes de cibersegurança, é preciso enfrentar os desafios impostos pelo aumento do número de dispositivos conectados (atualmente, crescente de forma exorbitante) e pela sofisticação dos hackers, é claro, cada vez mais criativos e ousados.

O JWK comemora a publicação da PNCiber, reconhecemos os compromissos e os desafios emergentes da tecnologia mundial. A iniciativa tem uma abordagem estratégica, focada em fortalecer as competências técnicas dos “gestores públicos (podemos incluir os privados?)”, garantindo a oferta de serviços de maior qualidade e segurança para o cidadão brasileiro.

Apontamentos

Ainda é cedo para saber se teremos uma solução eficaz vinda da PNCiber, mas é importante que, como agências de publicidade, precisamos estar atentamente conectada e em diálogo com a PNCiber e SNCiber, cooperando e se adequando as novas políticas, para garantir a segurança na coleta e tratamento dos leads coletados em campanhas de marketing e publicidade.

Search Here

About us

Sara Doe

Lorem ipsumm dollori consectetur adipiscing elitt Duis consectetur in mi tincidunt venenatis.
CEO & Founder

Categories

Testimonial

Gallery

JWK Branding

Designer Gráfico, Web Designer e desenvolvedor de E-Commerces, desenvolvimento de sites responsivos e integrados com vários serviços bancários e mídias sociais, também atuo como social media, construo e elaboro campanhas para facebook, Instagram e Twitter, administro contas no Google Meu Negócio, Google Adowords e Google Analyticss, também ofereço hospedagem de sites e serviços de administração de sites, para garantir a qualidade do serviço de hospedagem, trabalho com um dos melhores VPS do mercado, oferecendo hospedagem e suporte de alto padrão para meus clientes com backup 24h. Experiência com Bootstrap, WordPress, Woocommerce e Magento, atualmente estudando Lavrável e Sencha EXT.